Impacto Social

Tipo: Artigo em jornal impresso

Data: 04/12/2015

Veículo: O Liberal

Seção: caderno Atualidades, p. 2

Participação: Pierre Teisserenc, docente visitante do PPGEDAM

Tema: Territórios onde se reinventa a democracia local

Referência: TEISSERENC, Pierre. Territórios onde se reinventa a democracia local. O Liberal, Belém, 4 dez. 2015. Caderno Atualidades, p. 2. Disponível em: http://ppgedam.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/publicacoes/artigos-jornais/O_Liberal_de_Belem04_de_dezembro_de_2015Atualidadespag2%20(Pierre).pdf. Acesso em.

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Tipo: Matéria em portal de notícia

Data: 10/04/2023

Veículo: Portal O Liberal

Participação: Christian Nunes da Silva, coordenador

Tema: Internacionalização. Cooperação internacional.

Acesse o conteúdo original: https://www.oliberal.com/para/ufpa-e-universidade-de-luanda-assinam-termo-de-cooperacao-internacional-1.666851 (acessado em 13/04/2023)

O PPGEDAM realiza ações de ensino, pesquisa e extensão que apresentam resultados de impacto e repercutem em diferentes dimensões. Abaixo descreveremos resumidamente cinco projetos/ações:

Ação 1: Projeto “Social Water: social innovation in the water treatment sector in Amazon”

Descrição: Entre 2013 e 2017, o PPGEDAM coordenou em nível de Brasil o Projeto Água Social, projeto esse que teve conclusão formal e de financiamento, mas que continua até o momento apresentando resultados positivos e promovendo impactos para sociedade, além de continuidade de intercâmbios entre as instituições envolvidas.

O projeto envolve três universidades europeias: Universitá de Roma Tre (UNIROMA Tre), Leeds Metropolitan University, hoje Leeds Beckett University (LBU) e Univserdidad Autónoma de Barcelona (UAB). Entre 2013 e 2017 o mesmo foi financiado até 2017 por Marie Curie International Research Staff Exchange Scheme (IRSES) chamada: FP7- PEOPLE-2013-IRSES. Após 2017, cada país e universidade envolvida busca seus próprios recursos para a continuidade de determinadas ações. No Brasil, além do PPGEDAM/NUMA/UFPA que coordenou o projeto por via do Prof. Gilberto Rocha (participam do projeto ainda os Profs. Ronaldo Mendes e Mário Vasconcellos), envolveu a Universidade do Estado do Amazonas (UEMA) e o Instituto Nacional de Pesquisa na Amazônia (INPA). Em nível geral e de coordenação europeia, o Prof. Savatore Monni da Universidade Roma Tre foi o responsável. O projeto de cooperação e intercâmbio técnico e científico entre o Brasil e a União Europeia para estudos da relação entre água e sociedade tem como objeto central a busca de alternativas para o uso sustentável e para o abastecimento de água de populações vulneráveis. Dentre seus subtemas estão: Desenvolvimento socioeconômico e sustentável; Tecnologias de tratamento da água; Gestão e manejo dos recursos hídricos; Mudanças globais; Inovação tecnológica; e Poluição ambiental.

https://www.researchgate.net/project/AguaSociAL-Water-Related-Sciences-Social-Innovation

Impactos: 1) O projeto proporcionou o intercâmbio e mobilidade de docentes, alunos e técnicos de todas as instituições envolvidas e potencializou as relações internacionais. O PPGEDAM enviou para intercâmbio 3 professores, 5 alunos e 2 técnicos e recebeu 7 professores, 6 alunos, inclusive 1 de doutorado da UNIROMA Tre, que passou a ser coorientada pelo Prof. Gilberto Rocha. Além das trocas acadêmicas, todos os alunos envolvidos tiveram experiências vivenciais em organizações e comunidades. Em termos científicos, o projeto resultou em 2 artigos, 2 capítulos de livros e um livro coletânea que estava programado para ser lançado em 2020, mas que por conta da pandemia teve seu lançamento adiado para 2021. Ao todo, somente no âmbito do PPGEDAM, foram desenvolvidas 5 dissertações e proposições de trabalhos técnicos aplicáveis. 2) Em estreita relação com o Projeto Água Social, foi aperfeiçoada a tecnologia social coordenada pelo Prof. Ronaldo Mendes denominada “Aproveitamento de Água de Chuva”. Esta tecnologia social foi reconhecida pela Fundação Banco do Brasil (https://transforma.fbb.org.br/tecnologia-social/tecnologia-social-deaproveitamento-de-agua-de-chuva-na-amazonia) e passou a ser utilizada por parceiros locais do projeto (Cáritas Metropolitana, Fórum das Ilhas, IPAM) em comunidades rurais e ilhas de Belém. 3) O reconhecimento da Tecnologia Social de Aproveitamento de Água de Chuva possibilitou-lhe fazer parte do Plano Municipal de Saneamento Básico de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Município de Belém (http://www.belem.pa.gov.br/arbel/wp-content/uploads/2014/09/PMSB-Bel%C3%A9m-PA_Volume-II2.pdf). 4) Estudos realizados por dissertações e outros trabalhos de pesquisa no âmbito do PPGEDAM/NUMA sobre o uso da água e da gestão dos recursos hídricos em vários municípios que compõem a Bacia do Rio Marapanim foram utilizados por organizações sociais para discutir e propor a gestão da bacia ao órgão ambiental do estado do Pará. Em 3 de setembro de 2019, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará publicou o Decreto 288/19 de instituição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Marapanim (https://agenciapara.com.br/noticia/14775). Trata-se da instalação do primeiro comitê de gestão de bacias do estado do Pará.

Destaque-se que, a partir de 2021, a continuidade do intercâmbio ocorrerá parcialmente financiado pelo Projeto AguaSociAL II – Cidades Sustentáveis para a Água, aprovado no âmbito do Edital Mobility Confap- Italy MCI 2019. Este projeto especificamente envolve em termos financeiros apenas o PPGEDAM/NUMAUFPA e a UNIROMA Tre. O objetivo desta versão é responder problemáticas relacionadas entre o uso da água e sua relação com as mudanças climáticas, tendo como áreas de estudo na Amazônia as cidades as cidades da zona costeira do estado do Pará e na Itália as zonas costeiras do Lazio, região e província.

Ação 2: Convênio PPGEDAM/NUMA/UFPA com a FAM (Faculdade Amazônia)

Descrição: O PPGEDAM foi convidado pela FAM para realizar uma turma especial para capacitar professores da faculdade e técnicos ambientais e da área de desenvolvimento que atuavam em nível de municípios da região do Baixo Tocantins. Destaque-se que o município de Abaetetuba, onde o curso se desenvolveu, é geograficamente constituído por 73 ilhas que caracterizam fortemente as populações que moram as beiras do rio Pará que se autodenominam “ribeirinhos”.

Impactos: 1) Embora a formação pós-graduada de técnicos e professores seja o objetivo de qualquer programa de pós-graduação, destaca-se o impacto em função da região (interior do estado) onde o curso ocorreu. Foram capacitados 18 alunos, sendo 10 de Abaetetuba, 2 de Concórdia do Pará, 2 de Igarapé-Miri, 2 de Limoeiro do Ajuru. Dentre o conjunto, 12 são professores de faculdade e 6 técnicos municipais; 2) A dissertação de mestrado da aluna Marly Sanches, sob orientação do Prof. Mário Vasconcellos e coorientação dos Profs. Rodolpho Bastos e Christian Nunes resultou em uma Nota Técnica com diretrizes para implantação de um Parque Natural no município de Concórdia do Pará. A dissertação foi uma demanda da secretaria municipal de meio ambiente de Concórdia do Pará que já destinou uma área para implantação do Parque. O município tem sua história marcada pelo desflorestamento e exploração madeireira que o caracteriza como uma das prioridades da Secretaria estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade para recuperação e preservação florestal. 3) Parte significativa da região do Baixo Tocantins é conformada por áreas de várzea que são terrenos férteis do fruto do açaí (Euterpe oleracea) nativo. Existem vários estudos que demonstram que a partir dos anos 90, por conta de financiamento ao agro extrativismo, a produção de açaí cresceu substancialmente e tem mudado a paisagem da região e modificado o processo produtivo. Por esse motivo, a pesquisa de Antônia Negrão, sob orientação da Prof. Rosana Maneschy e coorientação do Prof. Wagner Barbosa, desenvolveu trabalhos técnicos de relevância para preservação da cultura produtiva do açaí nativo do município de Abaetetuba. 4) Vários trabalhos desenvolvidos no âmbito das pesquisas do convênio PPGEDA/NUMA/UFPA e FAM resultaram em materiais didáticos e recomendações a serem utilizadas em escolas do ensino básico que vislumbram impactos potenciais. Dentre esses, destacamos: (a) cartilha informativa sobre animais silvestres em extinção e que se encontram a venda nas feiras da cidade e (b) jogo educativo sobre separação de resíduos sólidos aplicados à realidade de escolas ribeirinhas. Há, ainda, uma Nota Técnica para secretaria municipal de Educação para análise da usabilidade dos sistemas de abastecimento de água de chuva a serem implantados por meio do Programa “Cisternas nas Escolas” em comunidades das ilhas e várzeas de Abaetetuba. Se efetivamente adotada as recomendações, este impacto terá desdobramento em impactos na saúde infantil com diminuição de doenças de veiculação hídrica.

Ação 3: Projeto “Grande Projeto da Dendeicultura e seus impactos na Amazônia”

Descrição: Destaca-se a produção de pesquisa acerca do Grande Projeto da Dendeicultura e seus impactos na Amazônia. Esta pesquisa teve o financiamento do governo Federal por meio do Ministério de Desenvolvimento Agrário. Produziu além do relatório encaminhado ao governo com a finalidade de adequar a política pública da agricultura familiar e dendeicultura, inúmeros produtos técnico-científicos acadêmicos, como: artigos, dissertações; atividades de formação de agricultores e comunicação com gestores ambientais. A interação entre a Universidade e ministério demonstrou a integração de trabalho interinstitucional e intrainstitucional, pois permitiu a participação de vários docentes pesquisadores do PPGEDAM. Além disso, envolveu discentes em diferentes fases da pesquisa o que melhorou a capacidade técnica e científica dos mesmos. Houve um relevante impacto social na medida que colaborou com a gestão pública em nível nacional (MDA), municípios que receberam a pesquisa e seus resultados e o público da agricultura familiar rural. Os gestores públicos e as lideranças dos trabalhadores rurais poderão utilizar o conhecimento produzido para mitigar os impactos socioambientais da dendeicultura, mediar conflitos e monitorar a produção de palam de óleo de acordo com o estabelecido na política pública do Programa de Produção Sustentável de Óleo de Palma (PPSOP).

Impactos: Destaque-se: 1) o impacto educacional na medida que a disciplina ofertada no PPGEDAM denominada “Impactos Socioambientais de Grandes Projetos na Amazônia” trouxe o conteúdo da pesquisa em forma de processos ensino-aprendizagem, seja em sala de aula, seja por meio de visitas técnicas nos municípios produtores de palma de óleo, como Tailândia (Pa) e Tomé-Açú (Pa). 2) Em termos de impactos tecnológicos, destacam-se as informações geradas para o MDA reorientar práticas e tecnologias no manejo do dendê, em território amazônico, inclusive a possibilidade de Sistemas Agroflorestais em regime de consórcio com a cultura da palma de óleo. 3) O impacto econômico pode ser vislumbrado pelo poder de negociação ampliado dos agricultores familiares rurais em termos de crédito, assistência técnica e negociação de preços. Portanto, possibilitando a sustentabilidade financeira dos lotes da reforma agrária em território paraense. 4) O Impacto Sanitário pode ser percebido nos resultados da pesquisa acerca da contaminação dos recursos hídricos pelo uso de agrotóxico, podendo afetar a segurança alimentar e a saúde humana. 5) Em termos de impacto cultural, pode-se afirmar que a cultura da agricultura familiar está sofrendo profundas mudanças na organização do trabalho, nos hábitos alimentares, na interação rural-urbano. Entretanto, na medida que o conhecimento produzido pela pesquisa colaborou para analisar estas mudanças, pode representar formas de manutenção de valores também. 6) O impacto profissional pode ser visto em duas dimensões. A primeira para o público da agricultura familiar, com nova possibilidade de atuação profissional em termos de negociação e conhecimento de seu produto da terra. A segunda, pela formação de profissionais de graduação, especialistas, mestres e doutores com capacidade técnica e crítica para analisar e enfrentar os processos de mudança na agricultura integrada entre empresas de dendê e agricultores familiares rurais. 7) O impacto ambiental é apontado nos resultados da pesquisa, que envolvem questões como: a propriedade fundiária, as formas sustentáveis de produção, a correção no uso de agrotóxicos e uma nova relação contrato-trabalho com a produção familiar. Isto pode representar a sustentabilidade ambiental, econômica e social, na busca do desenvolvimento sustentável. Outros impactos podem ser obtidos com a continuidade da pesquisa e seus produtos, como aquele relacionado à publicação de um livro com os principais resultados, e uma série de encontros, seminários e debates acerca de seu conteúdo, que podem acontecer como atividades futuras, envolvendo o corpo de docentes e egressos do programa que se dedicaram à pesquisa. Novamente, integrando o ciclo ensino, pesquisa e extensão.

Ação 4: Projeto “Programa Amazônia em Questão”

Descrição: A atividade de extensão, denominada “Programa Amazônia em Questão” é um programa de rádio online com transmissão simultânea pelas redes sociais. Esta inciativa tem produzido excelentes resultados de informação, divulgação e comunicação dos temas socioambientais. O programa já realizou dezenas de entrevistas, com estudantes, egressos, pesquisadores de inúmeras IES e representantes da sociedade civil, informou sobre temas envolvendo resultados de pesquisa, projetos de extensão e serviços públicos, inclusive acerca da Pandemia da COVID 19. O elevado nível de acesso e curtidas na página @AmazoniaEmQuestao, além da audiência da Rádio Comunitária FM Cabana levou ao reconhecimento do Programa pela ABRACO - Associação Brasileira de Rádios Comunitárias como uma inciativa de relevância social. O processo envolve de forma inovadora ensino, pesquisa e extensão, com trabalho interdisciplinar e interinstitucional, o que melhorou o nível de resposta regional e nacional. O link para acesso ao programa está disponível em: https://www.facebook.com/AmazoniaEmQuestao

Impactos: 1) O impacto social da ação de extensão pode ser percebido no acesso das informações trazidas pelo programa, na participação de gestores públicos nas entrevistas e no compartilhamento de conhecimento produzido pelo Núcleo de Meio de Ambiente, PPGEDAM e de diversas Instituições de Ensino e Pesquisa. 2) Destaque-se o impacto educacional nos discentes e nos egressos do PPGEDAM, da UFPA e demais Universidades, além das entrevistas e debates com as lideranças sociais que permitiram a interação da linguagem acadêmica com a linguagem popular. 3) O impacto tecnológico deve-se ao domínio pelos docentes, discentes e técnicos envolvidos no projeto nas tecnologias da operação de rádio e nas plataformas sociais. 4) Em termos de impacto econômico, a avaliação é subjetiva na medida que os conteúdos compartilhados serviram tanto para fortalecer práticas de microcrédito, cooperativas e organizativas até a mudanças em termos de postura cidadã na cobrança de direitos e percepção de deveres. 5) O impacto cultural foi evidente. A cultura dos direitos, a troca de conhecimentos para a cidadania, o compartilhamento de leituras, livros, músicas serviram para diversificar a informação ambiental. A diversidade de participantes, entrevistas e conteúdos permitiram ampla participação de estudantes, professores, jovens, adultos e crianças. 6) O impacto ambiental está presente em todos os conteúdos levados ao ar: educação ambiental, práticas sustentáveis, respeito à diversidade, combate à desigualdade social, participação cidadã, cuidados com a saúde, etc. Outros impactos podem ser destacados como a participação efetiva de professores, técnicos da NUMA, estudantes e egressos.

Ação 5: Convênio PPGEDAM/NUMA/UFPA com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amapá/AP

Descrição: O PPGEDAM foi procurado por representantes da SEMA/AP, com o intuito de contratação de uma turma especial para capacitar seus técnicos ambientais e de outros setores do governo estadual que também atuavam na gestão ambiental. O maior estímulo foi o compromisso em poder contribuir na formação de profissionais em nível de mestrado frente às carências técnicas dos gestores ambientais da região.

Impactos: 1) Mesmo que a formação pós-graduada de técnicos seja o objetivo de qualquer programa de pós-graduação, o impacto em função de o estado do Amapá ser um dos estados vizinho ao Pará, e com discrepâncias ainda maiores que nosso, é certamente positivo. Foram capacitados 17 alunos, divididos entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amapá, o Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (IMAP), Polícia Militar Ambiental, entre outros órgãos estaduais. 2) A dissertação de mestrado da aluna Cleane do Socorro da Silva Pinheiro, sob orientação do Prof. Dr. Ronaldo Lopes Rodrigues Mendes, resultou em uma Termo de Referência para o licenciamento de minério usado na construção civil do Estado, que até então não tinha ferramental técnico apropriado. A partir desta dissertação, o setor de licenciamento passa atuar de forma mais qualificada. 3) Vários técnicos que cursaram o mestrado por meio do convênio PPGEDA/NUMA/UFPA e SEMAS/AP, também eram professores de escolas estaduais, o que faz vislumbrar impactos nas escolas em que trabalham, e, em especial, na educação ambiental. À medida que a gestão ambiental do estado se aperfeiçoa, formando seus técnicos e gestores, a população deste estado é beneficiada, pois saem práticas duvidosas ou mesmo inadequadas e entram os protocolos técnicos-científicos no direcionamento das políticas. Assim, a população é a principal beneficiada pela consequente diminuição de danos ambientais.

O PPGEDAM reafirma seu compromisso com a ética, a responsabilidade social e a valorização da vida por meio de ações de solidariedade realizadas em diferentes contextos, especialmente durante períodos de crise sanitária, climática e social. Essas iniciativas mobilizam docentes, discentes e parceiros institucionais em prol da construção de uma Amazônia mais justa, sustentável e humana.

Campanhas e Apoio a Comunidades

  • Campanha Solidária do NUMA/UFPA durante a pandemia de COVID-19 (2020–2021): Com apoio ativo de professores e discentes do PPGEDAM, a campanha arrecadou e distribuiu alimentos, kits de higiene e material informativo para comunidades tradicionais, quilombolas e ribeirinhas.
  • Apoio às comunidades quilombolas de Salvaterra – Marajó (2023): Durante oficinas de cartografia participativa e educação ambiental realizadas pelo GPSA-Amazônias e pelo LARC/PPGEDAM, foram identificadas situações de vulnerabilidade social. A equipe promoveu doações de cestas básicas e materiais escolares com apoio de parceiros locais.
  • Solidariedade às famílias impactadas por desastres ambientais: Professores do PPGEDAM têm atuado na articulação com movimentos sociais e órgãos públicos para garantir apoio emergencial a comunidades afetadas por enchentes, erosões e contaminação hídrica, contribuindo com dados técnicos e mobilização social.

Apoio à Saúde e à Fitoterapia Comunitária

  • Projeto “Farmácia Viva” em Marapanim (2023): Desenvolvido pelo LAEF/PPGEDAM, o projeto promove o uso seguro e sustentável de plantas medicinais, fortalecendo a saúde comunitária e a valorização dos saberes tradicionais.
  • Turismo de Base Comunitária e Fitoterapia (2023): Aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde de Marapanim, esse projeto amplia o acesso a práticas terapêuticas populares e fomenta o desenvolvimento local por meio da articulação entre saúde, meio ambiente e cultura.

Educação Solidária

  • Oficinas com Escolas Públicas e Técnicas: O PPGEDAM realiza atividades formativas com alunos de escolas públicas, como a Escola de Aplicação da UFPA e a Escola Técnica Dr. Celso Malcher, promovendo a educação ambiental crítica, a sustentabilidade e o acesso a tecnologias sociais como sistemas de captação de água da chuva.

Essas ações evidenciam que a solidariedade, para o PPGEDAM, não é apenas um valor, mas uma prática cotidiana que conecta a pesquisa com o cuidado, a técnica com a empatia, e a universidade com o território. Ao articular ciência, políticas públicas e justiça social, o programa contribui para a construção de uma Amazônia mais solidária e resiliente.

O PPGEDAM desenvolve uma série de ações voltadas ao público externo, reafirmando seu compromisso com a transformação social, a sustentabilidade e o fortalecimento da gestão ambiental na Amazônia. Essas ações envolvem parcerias institucionais, projetos de extensão, oficinas, eventos científicos, atividades formativas e práticas em comunidades, contribuindo diretamente para a democratização do conhecimento e a formulação de políticas públicas.

Destaques de Ações com o Público Externo

  • Oficinas de Cartografia Participativa em Marapanim: O PPGEDAM, em conjunto com o GPSA-Amazônias e a SEMMA de Marapanim, realizou oficinas com comunidades locais e exibiu o documentário “Luiz Gutemberg: Uma História de Luta na RESEX Mestre Lucindo”, fortalecendo o diálogo entre ciência e sociedade.
    Assista ao documentário
  • Programa Amazônia em Questão – Mobilidade Urbana: Evento transmitido no YouTube do NUMA debateu alternativas sustentáveis para o transporte nas cidades amazônicas.
    Acesse a gravação
  • 30 anos do NUMA – Resíduos Sólidos na RMB: PPGEDAM promoveu debate com gestores municipais sobre a crise dos resíduos sólidos na Região Metropolitana de Belém, com ampla participação do público.
    Veja a discussão
  • Oficina de Minicisterna na Escola de Aplicação da UFPA: Alunos do ensino médio participaram da construção de uma minicisterna de captação de água da chuva, conectando teoria, prática e sustentabilidade.
    Mais informações no site do NUMA
  • Disciplina Aberta: Mudança Climática e Risco Ambiental: Ofertada pelo PPGEDAM em parceria com o Projeto PREFALC, foi aberta à comunidade acadêmica e envolveu pesquisadores internacionais.
    Veja no site do PPGEDAM
  • Capacitação de Agricultores com Adubo Orgânico: Projeto de dissertação resultou em treinamento para agricultores de Abaetetuba, promovendo sustentabilidade e aumento da produtividade.
    Notícia no site do PPGEDAM
  • Atlas Marajó e Educação Ambiental: Oficinas em 14 comunidades quilombolas de Salvaterra integraram cartografia participativa com educação ambiental, com apoio de escolas locais.
    Projeto descrito na matéria do NUMA
  • Artigos e Entrevistas com Impacto Nacional e Internacional: Professores e discentes têm contribuído para a formação de opinião pública por meio de entrevistas e artigos veiculados na imprensa, como O Liberal, TV Record, The World e TIME.
    Exemplo de entrevista para The World

Essas ações exemplificam o papel estratégico do PPGEDAM na interface entre universidade e sociedade. Ao promover a formação crítica, a valorização dos saberes locais e a produção de soluções aplicadas, o programa se consolida como um agente ativo no desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Desenvolvimento local

 

O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia desenvolveu o projeto denominado "Residência Ambiental", que consiste na inserção de um discente dentro de uma realidade territorial específica de modo que ele interaja com a sociedade e com os gestores locais, por um período mínimo de três meses, e elabore diagnósticos, planos de gestão ambiental e desenvolvimento local. Esta realidade territorial tem suporte, evidentemente, de uma instituição formal (órgãos de governo, ONG, empresas privadas, associações, cooperativas).

O PPGEDAM se destaca por sua forte articulação com organizações não acadêmicas, estabelecendo parcerias estratégicas com órgãos públicos, movimentos sociais, ONGs, cooperativas, associações de base comunitária e empresas. Essas interações reforçam o compromisso do programa com a promoção da justiça socioambiental, o desenvolvimento local sustentável e a produção de conhecimento aplicado às realidades amazônicas.

Parcerias Estratégicas

  • Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS): Em 2023, o PPGEDAM firmou parceria com o IABS no âmbito do projeto Rural Sustentável Amazônia, com foco na valorização de cadeias produtivas sustentáveis como açaí, cacau, castanha-do-pará, pirarucu manejado, café e peixes redondos.
    Saiba mais no site do projeto
  • Polícia Federal: O convênio com a Polícia Federal tem por objetivo capacitar agentes para a gestão ambiental, com ênfase no uso de geotecnologias para o monitoramento e o combate a atividades ilegais na Amazônia.
    Mais informações na página de cursos do PPGEDAM
  • Prefeitura de Barcarena – Curso de Especialização em Zoneamento Ambiental Municipal (ZAM): O PPGEDAM promoveu um curso voltado à capacitação de técnicos e à elaboração do Zoneamento Ambiental Municipal, com envolvimento direto de docentes e discentes.
    Notícia completa no site do NUMA
  • Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS-PA): Professores do programa atuam como técnicos e consultores em políticas públicas ambientais, incluindo a formulação do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro (PEGC/PA).
    Acesse o projeto ZEEC/DTAP Setor 4

Apoio a Comunidades e Conselhos Gestores

  • Apoio à criação de Unidades de Conservação Municipais: O Prof. Rodolpho Bastos presta suporte técnico a municípios como São Miguel do Guamá na criação de UCs.
    Leia mais no site do PPGEDAM
  • Participação em Conselhos Gestores de RESEXs: Docentes do programa integram conselhos de reservas extrativistas como Cuinarana, Maracanã e Mãe Grande de Curuçá, contribuindo para a gestão participativa e o fortalecimento de territórios tradicionais.
    Exemplo: Posse de professores em Magalhães Barata (2022)
  • Associação de Agricultores de Abaetetuba: A dissertação de Waldilene Garcia resultou na capacitação de agricultores para a produção de adubo orgânico, com impactos concretos na segurança alimentar e no manejo agroecológico.
    Reportagem no site do Liberal

Projetos com Impacto Territorial

  • Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Marapanim: O professor Ronaldo Mendes atuou na criação do primeiro comitê de bacia hidrográfica do Pará, abrangendo 12 municípios e beneficiando mais de 200 mil pessoas.
    Notícia sobre a posse do CBHRM
  • Parceria com a Escola Técnica Dr. Celso Malcher: A cooperação visou instalar sistemas de captação de água da chuva e promover ações de educação ambiental, sob coordenação do Prof. Ronaldo Mendes.
    Relato da visita da equipe técnica

Essas interações comprovam a capacidade do PPGEDAM de contribuir com soluções concretas para os desafios enfrentados por instituições públicas, organizações sociais e comunidades. Ao integrar saberes acadêmicos com demandas práticas, o programa fortalece sua missão de promover o desenvolvimento sustentável com base no diálogo, na interdisciplinaridade e no engajamento com a sociedade.

Transferência de Conhecimento

A transferência de conhecimento no PPGEDAM vai além da produção acadêmica: ela se materializa em ações práticas, produtos técnicos, cursos, eventos, publicações e parcerias que promovem a circulação e a aplicação do saber em diversos contextos sociais, políticos e territoriais. Essa estratégia fortalece a relação entre universidade e sociedade, contribuindo diretamente para a formulação de políticas públicas, o empoderamento comunitário e a inovação socioambiental.

Produtos Técnicos e Tecnológicos (PTTs)

Como parte da formação de seus mestrandos e doutorandos, o PPGEDAM exige a elaboração de Produtos Técnicos e Tecnológicos (PTTs), que visam a aplicação prática das pesquisas. Esses produtos incluem:

  • Mapas temáticos e cartas-imagens
  • Guias, cartilhas e protocolos de atuação
  • Documentários, aplicativos e plataformas interativas
  • Planos de manejo e propostas de políticas públicas

Esses PTTs são debatidos nos Seminários de Produtos, instância coletiva que aprimora as propostas com base em critérios de aplicabilidade, relevância social e inovação.

Confira as diretrizes para os PTTs

Exemplos de Transferência Aplicada

  • Atlas Marajó: Desenvolvido com base em oficinas de cartografia participativa em Salvaterra, este material tem sido utilizado em escolas públicas da região como ferramenta de ensino de geografia e meio ambiente.
    Saiba mais no site do NUMA
  • Plano de Manejo da RESEX Mestre Lucindo: Construído com participação comunitária e apoio técnico do LAEF/PPGEDAM, o plano orienta o uso sustentável dos recursos naturais da reserva.
    Informações sobre o plano
  • Sistema de Aproveitamento de Água da Chuva: Transferido para escolas públicas e comunidades, esse sistema é resultado de pesquisas conduzidas por docentes e discentes do programa, articulando tecnologia social, educação ambiental e segurança hídrica.
    Veja reportagem sobre a visita da Escola Técnica ao NUMA
  • Formação de técnicos municipais – Barcarena (PA): Por meio do curso de especialização em Zoneamento Ambiental Municipal, o PPGEDAM capacitou profissionais para o uso de ferramentas de diagnóstico e planejamento territorial.
    Leia sobre o curso

Cursos, Oficinas e Eventos

O programa realiza e apoia cursos livres, oficinas técnicas e disciplinas abertas que promovem a disseminação de conhecimentos atualizados sobre gestão ambiental, bioeconomia, políticas públicas, mudanças climáticas, cartografia e tecnologias digitais.

  • Disciplina Aberta “Mudança Climática e Risco Ambiental” (2023): Voltada à comunidade acadêmica e a gestores públicos, a atividade contou com especialistas nacionais e internacionais.
    Acesse mais informações
  • Oficinas de Cartografia Participativa em comunidades costeiras: Realizadas em Marapanim, Algodoal e Salvaterra, as oficinas contribuem para a gestão territorial e fortalecem a autonomia das comunidades tradicionais.
    Documentário sobre a RESEX Mestre Lucindo

Divulgação Científica e Opinião Pública

Docentes e discentes do PPGEDAM contribuem ativamente para o debate público por meio de entrevistas, artigos e colunas em veículos como O Liberal, Revista Cenarium, The World e TV Cultura.

  • Artigo “Perspectivas econômicas e ambientais para 2024”: Assinado pelo Prof. André Cutrim, o texto analisa os desafios do desenvolvimento sustentável no Pará e no Brasil.
    Leia o artigo
  • Entrevista para a rádio internacional The World (2023): O professor André Cutrim discutiu o compromisso do Brasil com o desenvolvimento sustentável na Amazônia.
    Ouça a entrevista

A transferência de conhecimento no PPGEDAM é entendida como processo contínuo de diálogo e co-construção entre universidade e sociedade. Ao transformar pesquisa em ação, o programa contribui de forma concreta para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e para o fortalecimento de políticas públicas sensíveis às realidades territoriais.