Entre os dias 21 e 24 de novembro, membros do Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias) estiveram na Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal-Maiandeua. O objetivo principal da viagem foi a realização de um evento de devolutiva de pesquisas desenvolvidas na APA por alunos do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (PPGEDAM/NUMA/UFPA).

O evento foi realizado na Escola Municipal de Ensino Infantil Professora Lourdes Ferreira, e contou com a participação de professores, alunos e responsáveis, além de moradores locais interessados em conhecer as pesquisas desenvolvidas. Na mesmo semana, a escola estava promovendo a Feira Cultural “Uma jornada científica: Explorando a biodiversidade de Algodoal”, o que estimulou a ampla participação do público. E no evento também houve uma oficina de atualização do mapa da Cartografia Participativa da APA, que inclusive já foi concluído e encontra-se disponível na internet.

As apresentações de devolutivas foi um sucesso, bastante elogiada pelo público, que se mostrou interessado, contribuindo com discussões e dúvidas. Os registros do evento deram origem a um vídeo que sintetiza as atividades, dando voz aos professores da escola e suas respectivas percepções. Essas atividades estão relacionadas aos Projetos “Indicadores geográficos de riscos de impacto climático na zona costeira urbana paraense” e “Desenvolvimento de Indicadores de riscos socioeconômicos e ambientais decorrentes dos impactos das mudanças climáticas, na zona costeira do estado do Pará”, ambos vêm sendo executados com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e coordenados pelos professores Otávio do Canto e Norbert Fenzl, respectivamente.

O mapa pode ser acessado aqui: Mapa

Link do vídeo: youtube