Entre os dias 29 de abril e 04 de maio de 2025, membros do Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias) estiveram presentes nos municípios de Salvaterra e Soure, para desenvolver um conjunto de atividades. O GPSA-Amazônias é liderado pelos Professores Otávio do Canto e Norbert Fenzl.
Uma das atividades foi a realização do evento “Devolutiva da Cartografia Participativa Realizada pelas Comunidades Quilombolas de Salvaterra-Marajó-Pará-Amazônia-Brasil”, onde 15 das 18 comunidades quilombolas de Salvaterra receberam seus respectivos mapas gerados por meio de oficinas de Cartografia Participativa.
Houveram também reuniões com a Secretária Municipal de Saúde de Salvaterra Gabriela Portal, com o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Salvaterra Igor Barros, com o Secretário Adjunto de Educação de Salvaterra Sidney Ribeiro Portal, com a Diretora da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) de Salvaterra Gisele Abdon e com o Professor Karlson Lamberg. Todas estas reuniões tiveram como pauta comum a solicitação de apoio institucional para a obtenção de dados para compor o Atlas Ambiental do município de Salvaterra.
Além disso, os pesquisadores também realizaram amostras do protocolo de poluição costeira em praias de Salvaterra e de Soure.
Todas estas atividades estão relacionadas ao Projeto “Desenvolvimento de indicadores de riscos socioeconômicos e ambientais decorrentes dos impactos das mudanças climáticas na zona costeira do estado do Pará”, coordenado pelo Professor Norbert Fenzl, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará.
Acesse as cartografias aqui: Cartografia do Marajó